Regras do Futebol de Campo

REGRA 1 - O campo de jogo

Dimensões
O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta.

Comprimento: mínimo 90 m máximo 120 m
Largura: mínima 45 m máxima 90 m
Partidas Internacionais
Comprimento: mínimo 100 m máximo 110 m
Largura: mínima 64 m máxima 75 m

Marcação do campo de jogo
O campo de jogo será marcado com linhas. As ditas linhas pertencem às áreas que demarcam. As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta.
Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo.
O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha média.
O centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha media, ao redor do qual se traçara um círculo com um raio de 9,15m.

A área de meta
A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m desde a parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área de meta.

A área penal
A área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
Em cada área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distancia do ponto médio da linha entre os postes e equidistantes dos mesmos. No exterior de cada área penal se traçara, também, um semicírculo com um raio de 9,15m desde cada ponto penal.

Bandeiras de canto
Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5 m de altura. Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha media, a uma distância mínima de l m do exterior da linha lateral.

A área de canto
Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo.

As metas
A meta serão colocadas no centro de cada linha de meta.
Consistirão em dois postes verticais, equidistantes das bandeirinhas de canto e unidas na parte superior por uma barra horizontal (travessão). A distância entre os postes será de 7,32 m. A distância da borda inferior do travessão será de 2,44 m.
Os postes e travessão terão a mesma largura e espessura, como máximo de 12cm. As linhas de metas terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão.Poderão ser colocados redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.
Os postes e os travessões deverão ser de cor branca.

Segurança
Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente em caso de que se cumpra esta exigência.

 

Regra 2 - A bola

Substituição de uma bola defeituosa
Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida:

Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro inicial de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral):

A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.

 

Regra 3 - O número de jogadores

Jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por um máximo de 11 jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. A partida não se iniciará se uma das equipes tiver menos de sete jogadores.

Competições oficiais
Poderão ser utilizados como máximo três (3) substitutos em qualquer partida de uma competição oficial jogada sob os auspícios da FIFA, das Confederações ou das Associações Nacionais.
O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser designados, desde três (3) ate um máximo de sete.

Outras partidas
Em outras partidas poderão se utilizar como máximo cinco substitutos, sempre que:

Caso o árbitro não tenha sido informado, ou não se tenha chegado a um acordo antes do inicio da partida, não se permitirão mais de três substitutos.

Todas as partidas
Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do inicio da partida. Os substitutos que não tenham sido designados desta maneira, não poderão partici-par da partida.

Procedimentos de substituição
Para substituir-se a um jogador por um substituto deverão ser observadas as seguintes condições:

Troca de goleiro
Qualquer dos jogadores poderá trocar de posição com o goleiro, sempre que:

o árbitro tenha sido previamente informado

a troca se efetue durante uma interrupção do jogo

Contravenções/Sanções
Se um substituto entra no campo de jogo sem a autorização do árbitro:

Se um jogador trocar de posição com o goleiro sem a autorização prévia do árbitro:

Para qualquer outra infração a regra:

Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe o jogo para aplicar uma advertência:

Jogadores e substitutos expulsos
Um jogador expulso antes do tiro inicial somente poderá ser substituido por um dos substitutos designados.
Um substituto designado expulso antes do tiro incial ou depois do começo da partida, não poderá ser substituido.

Regra 4 - O equipamento dos jogadores

Segurança
Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento nem levarão nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias).

Equipamento básico
O equipamento básico obrigatório de um jogador será:

Caneleira

Goleiros

cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.

Infrações/sanções

No caso de qualquer infração a presente Regra:

Um jogador que tenha sido obrigado a abandonar o campo de jogo por infração a esta regra e que entra (ou reingressa) ao campo de jogo sem a autorização do árbitro será advertido e receberá o cartão amarelo.

Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe o jogo para advertir o infrator:

o jogo será reiniciado por meio de um tiro livre indireto executado por um jogador da equipe adversária do lugar onde a bola se encontrava quando o árbitro interrompeu a partida.

 

Regra 5 - O árbitro

A autoridade do árbitro
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as Regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.

Poderes e deveres
O árbitro:

Decisões do árbitro
As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo, são definitivas.
O árbitro poderá modificar sua decisão unicamente, se se dá conta de que é incorreta ou, se o julga necessário, conforme a uma indicação por parte de um árbitro assistente, sempre que não tenha reiniciado ainda o jogo.

 

Regra 6 - Os árbitros assistentes

Deveres
Serão designados dois (2) árbitros assistentes que terão, sem prejuízo do que decida o árbitro, missão de indicar:

Assistência
Os árbitros assistentes ajudarão igualmente o árbitro ao dirigir o jogo conforme as regras.
Em caso de intervenção indevida ou conduta incorreta de um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um informe para as autoridades pertinentes.

 

Regra 7 - A duração da partida

Tempo de Jogo
A partida durará dois tempos iguais de 45 minutos cada um, salvo que por mútuo acordo entre o árbitro e as duas equipes participantes decidam outra coisa. Todo acordo de alterar os períodos de jogo (por exemplo, reduzir cada tempo a 40 minutos devido a que luz seja insuficiente) deverá ser tomado antes do inicio da partida e em conformidade com o regulamento da competição.

Intervalo do meio tempo
Os jogadores tem direito a um descanso no meio tempo.
O descanso do meio tempo não deverá exceder de 15 minutos.
O regulamento da competição deverá estipular claramente a duração do descanso do meio tempo.
A duração do descanso do meio tempo poderá alterar-se unicamente com consentimento do árbitro.

Recuperação do tempo perdido

Cada período deverá prolongar-se para recuperar todo o tempo perdido por:

A recuperação do tempo perdido ficará a critério do árbitro.

Tiro penal
No caso em que se tenha que lançar ou repetir um tiro penal, se prorrogara o período em questão até que se tenha consumado o tiro penal.

Tempo suplementar
O regulamento de uma competição poderá prever dois tempos suplementares iguais. Se aplicarão o estipulado na Regra 8.

Partida suspensa
Voltar-se-á a jogar toda partida suspensa definitivamente, a menos que o regulamento estipule outro procedimento.

 

Regra 8 - O início e o reinício do jogo

Introdução
Será lançada uma moeda e a equipe que ganhe o sorteio decidirá a direção para a qual atacará no primeiro tempo da partida.
A outra equipe efetuará o tiro inicial para começar a partida.
A equipe que ganha o sorteio executará o tiro inicial para iniciar o segundo tempo.
No segundo tempo da partida, as equipes trocarão de metade de campo e atacarão em direção oposta.

Tiro inicial
O tiro inicial éuma forma de iniciar ou reiniciar o jogo:

Se poderá consignar um gol diretamente de um tiro inicial.

Procedimentos:

Depois de que uma equipe marque um gol, a equipe contrária efetuará o tiro inicial.

Contravenções/Sanções
No caso em que o executor do tiro inicial toque a bola pela segunda vez antes de que seja jogada por outro jogador:

Bola ao chão
A bola ao chão e uma forma de reiniciar o jogo depois de uma interrupção temporária necessária, quando a bola esta em jogo, por causa de qualquer incidente não indicado nas regras de jogo.

Procedimento
O árbitro deixará cair a bola no lugar em que se encontrava quando foi interrompida a partida.
O jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar o solo.

 

Regra 9 - A bola em jogo ou fora de jogo

A bola fora de jogo
A bola estará fora de jogo quando:

A bola em jogo
A bola estará em jogo em todo outro momento, inclusive quando:

 

Regra 10 - Gol marcado

Gol marcado
Se terá marcado um gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão, sempre que a equipe a favor da qual se marcou o gol não tenha cometido previamente alguma irregularidade às Regras de Jogo.

Equipe vencedora
A equipe que tenha marcado o maior número de gols durante uma partida será a vencedora. Se ambas as equipes marcaram o mesmo número de gols ou não marcaram nenhum gol, a partida terminará em empate.

Regulamentos de competição
Os regulamentos de uma competição poderão estipular um tempo suplementar ou outro procedimento aprovado pela International F. A. Board para determinar o vencedor de uma partida em caso de empate.

 

Regra 11 - O impedimento

Posição de impedimento
O fato de estar em uma posição de impedimento não constitui uma infração em si.
Um jogador estará em posição de impedimento se:

Um jogador não estará em posição de impedimento se:

Infração
Um jogador em posição de impedimento será sancionado somente se no momento em que a bola toca ou e jogada por um de seus companheiros, se encontra, na opinião do árbitro, implicado no jogo ativo:

Interferindo no jogo ou

Interferindo a um adversário ou

Ganhando vantagem dessa posição.

Não é infração
Não existirá infração por impedimento se o jogador receber a bola diretamente de:

Contravenções/Sanções
Por qualquer infração de impedimento, o árbitro deverá outorgar um tiro livre indireto a equipe adversária que será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.

 

Regra 12 - Faltas e conduta antiesportiva

As faltas e condutas antiesportivas serão sancionadas da seguinte maneira:

Tiro livre direto
Será concedido um tiro livre direto a equipe adversária se um jogador comete uma das seguintes seis (6) faltas de uma maneira que o árbitro considere imprudente, temerária ou com o uso de uma força excessiva:

Será concedido assim mesmo um tiro livre direto à equipe adversária se um jogador comete uma das seguintes quatro (4) faltas:

Tiro penal
Será concedido um tiro penal se um jogador comete uma das dez (10) faltas mencionadas dentro de sua própria área penal, independentemente da posição da bola e sempre que a mesma esteja em jogo.

Tiro livre indireto
Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária se um goleiro comete uma das seguintes cinco faltas dentro de sua própria área penal:

Será concedido assim mesmo um tiro livre indireto à equipe adversária se um jogador, na opinião do árbitro:

O tiro livre indireto será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.

Sanções disciplinares

Faltas puníveis com uma advertência
Um jogador será advertido e receberá o cartão amarelo se comete uma das seguintes sete (7) faltas:

  1. For culpado de conduta antiesportiva;
  2. Desaprovar com palavras ou ações as decisões do árbitro;
  3. Infringir persistentemente as regras de jogo;
  4. Retardar o reinício do jogo;
  5. Não respeitar a distância regulamentar em um tiro de canto ou tiro livre;
  6. Entrar ou voltar a entrar no campo de jogo sem a permissão do árbitro;
  7. Abandonar deliberadamente o campo de jogo sem a permissão do árbitro.

Faltas puníveis com uma expulsão
Um jogador será expulso e receberá o cartão vermelho se cometer uma das seguintes sete (7) faltas:

  1. For culpado de jogo brusco grave;
  2. For culpado de conduta violenta;
  3. Cuspir a um adversário ou em qualquer outra pessoa;
  4. Impedir com mão intencional um gol ou malograr uma oportunidade manifesta de um gol (isso não vale para o goleiro dentro de sua própria área penal);
  5. Malograr a oportunidade manifesta de marcar um gol de um adversário que se dirige ate a meta do jogador mediante uma falta punível com tiro livre ou penal;
  6. Empregar linguagem ofensiva, grosseira e obscena;
  7. Receber uma segunda advertência na mesma partida.

 

Regra 13 - Os tiros livres

Tipos de tiros livres
Os tiros livres são diretos ou indiretos.
Tanto para os tiros livres diretos como para os indiretos, a bola deverá estar imóvel quando se lança o tiro e o executor não poderá voltar a jogar a bola antes de que esta tenha tocado a outro jogador.

O tiro livre direto

O tiro livre indireto

Sinal
O árbitro indicará um tiro livre indireto levantando o braço ao alto. Deverá manter seu braço na dita posição ate que o tiro tenha sido executado e conservar esse sinal ate que a bola tenha tocado a outro jogador ou tenha saído de jogo.

A bola entra na meta

O gol será válido se a bola toca a outro jogador antes de entrar na meta.

Posição no tiro livre

Tiro livre dentro da área penal

Tiro livre direto ou indireto a favor da equipe defensora:

Tiro livre indireto a favor da equipe atacante:

Tiro livre fora da área penal

Contravenções/Sanções

Se ao executar um tiro livre um adversário se encontra mais perto da bola que a distância regulamentar:

Se a equipe defensora lança um tiro livre desde sua própria área penal sem que a bola entre diretamente em jogo:

Tiro livre lançado por qualquer jogador exceto o goleiro:

Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro toca intencionalmente a bola com as mãos antes que ela tenha tocado a outro jogador:

Tiro livre lançado pelo goleiro:

Se a bola está em jogo e o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que ela tenha tocado a outro jogador:

Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com a mão antes que ela tenha tocado a outro jogador:

 

Regra 14 - O tiro penal

Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo.
Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro penal.
Será concedido tempo adicional para poder executar um tiro penal ao final de cada tempo ou ao final dos períodos suplementares.

Posição da bola e dos jogadores

A bola:

O executor do tiro penal:

O goleiro defensor:

Os jogadores, exceto o executor do tiro, estarão colocados:

O árbitro:

Procedimento:

Quando se executa um tiro penal durante o curso normal de uma partida ou quando o período de jogo tiver sido prorrogado no primeiro tempo ou ao final do tempo regulamentar com objetivo de lançar ou voltar a lançar um tiro penal, se concederá um gol se, antes de passar entre os postes e abaixo do travessão:

Contravenções/Sanções

Se o árbitro dá o sinal de executar o tiro penal e, antes que a bola esteja em jogo, ocorre uma das seguintes situações:

O executor do tiro infringe as regras de jogo:

O goleiro infringe as Regras de jogo:

Um companheiro do executor do tiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15 m do mesmo:

Um companheiro do goleiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15 m:

Um jogador da equipe defensora e um da equipe atacante infringem as Regras de jogo:

Se depois de que se tenha lançado um tiro penal:

O executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se o executor tocar intencionalmente a bola com as mãos antes que ela tenha tocado a outro jogador:

A bola toca qualquer outro objeto no momento em que se move para frente:

A bola rebota ao campo de jogo do goleiro, do travessão ou dos postes, e toca logo depois em qualquer outro objeto:

 

Regra 15 - O arremesso lateral

O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo. Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral. Será concedido arremesso lateral:

Procedimento
No momento de lançar a bola, o executor deverá:

O executor do arremesso lateral não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a outro jogador.
A bola estará em jogo tão logo tenha entrado no campo de jogo.

Contravenções/Sanções
Arremesso lateral executado por qualquer jogador, exceto o goleiro.

Se a bola estiver em jogo e o executor do arremesso toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o executor do arremes-so toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencio-nalmente a bola com a mão antes que esta tenha tocado outro jogador:

Se um adversário distrai ou estorva de forma incorreta o executor do arremesso:

Para qualquer outra contravenção à Regra:

 

Regra 16 - O tiro de meta

O tiro de meta é uma forma de reiniciar o jogo. Um gol pode ser anotado diretamente de um tiro de meta, porém somente contra a equipe adversária. Se concederá um tiro de meta quando:

Procedimento

Contravenções/Sanções
Se a bola não for lançada diretamente fora da área penal:

Se a bola está em jogo e o executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o executor do tiro toca-la intencionalmente com as mãos antes desta ter tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Para qualquer outra infração à Regra:

 

Regra 17 - O tiro de canto

O tiro de canto é uma forma de reiniciar o jogo. Se poderá anotar um gol diretamente de um tiro de canto, porém somente contra a equipe contrária.
Será concedido um tiro de canto quando:

Procedimento

Contravenções/Sanções
O tiro de canto será executado por qualquer jogador, exceto o goleiro. Se a bola está em jogo e o executor do tiro toca a bola pela segunda vez (exceto com as mãos) antes de que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o executor do tiro toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Tiro de canto executado pelo goleiro
Se a bola está em jogo e o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta tenha tocado a outro jogador:

Para qualquer outra contravenção a Regra: